ff

CruzAlta.Net - blog@cruzalta.net
sábado, 31 de dezembro de 2011
Conheça os perigos dos fogos de artifício no réveillon

Má utilização pode causar queimaduras e até amputações.
 

  - Bonitos, coloridos e quase sempre presentes nas festas de final de ano, os fogos de artifício apresentam também um lado não tão agradável para quem os escolhe para brincar. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos mais de 100 brasileiros morreram vítimas de queimaduras por fogos de artifício e quase seis mil foram internados por esse motivo. Só de janeiro a outubro deste ano, 461 pessoas precisaram ser hospitalizadas em virtude deste tipo de acidente.
 
O comandante do Socorro do Corpo de Bombeiros de Canoas, sargento Paulo Rondon alerta para os riscos provocados pelos rojões. ''Além das queimaduras e amputações causadas pelo manuseio incorreto ou por defeitos de fabricação, há também um alto risco de morte. É uma brincadeira muito perigosa e que jamais deve ser feita perto de crianças, por exemplo'', avisa.
 
Procedência é importante
 
Para o sargento Paulo Rondon, uma das primeiras providências quando for comprar fogos é ver a procedência do material. ''Os rojões devem ser produzidos e armazenados em local adequado, que tenha passado pela fiscalização'', explica.
 
Outro problema que agrava os acidentes é o uso excessivo de bebidas alcoólicas, aponta o comandante. Segundo ele, muitas pessoas perdem o limite e esquecem os cuidados necessários quando estão sob efeito de álcool e outras drogas.
 
Em caso de acidente
 
A coordenadora do Ministério da Saúde, Deborah Malta, orienta que, em caso de acidente com fogos de artifício, o ferimento deve ser lavado com água corrente. Deve-se, também, evitar tocar na área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo ou pomadas. A recomendação, segundo Deborah, é que as pessoas feridas procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo da residência delas para o atendimento médico adequado.
 
Como soltar foguetes?
 
Evite soltar foguetes com as mãos, mas se o fizer, é importante seguir sempre as instruções do fabricante. Prefira a utilização de bases, como tijolos, grades ou cercas.
 
E quando houver falha em bateira de fogos?
 
Aguardar durante cinco minutos antes de se aproximar dos fogos.
 
Em caso de acidente, o que fazer?
 
Lavar com água corrente o local ferido. Não tocar a área queimada e não colocar nenhuma substância sobre a lesão. Cubra a o ferimento com pano limpo e úmido e procure imediatamente um serviço de emergência.
 
Cuidados
 
    * Não solte fogos de artifícios em locais, tais como, por exemplo, postos de combustíveis, estacionamentos de veículos, hospitais, creches, zoológicos, áreas de confinamento de gado, depósito de gás e outros que igualmente possam oferecer riscos de incêndios
    * Jamais carregue bombinhas nos bolsos
    * Nunca acenda o artefato perto do rosto
    * Sempre mantenha distância de outras pessoas e de instalações elétricas no momento de acender fogos de artifício
    * Não associe os fogos ao uso de bebida alcoólica ou outras drogas
    * Cuidado ao manusear líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, nunca utilizando-os para iniciar uma fogueira
    * Se o foco de incêndio for pequeno, pode ser eliminado com água ou por abafamento

Postado por WM Internet as 09:38 e tem 1 comentarios
1 Comments:
Anonymous Anônimo disse...

E AS NOTICIAS DA ACAF... CONTRATAÇOES E ENTRE OUTROS A VOLTA AOS TREINOS E MAIS.......

3 de janeiro de 2012 15:30  

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

Últimos Posts

Acidente de trânsito vitima Catê, maior nome da hi...
Soja é usada como moeda de troca para compras de N...
'Agora Chega'! Marcha contra a corrupção quer mobi...
"Foi uma covardia o que fizeram com o meu filho", ...
Localizado os carros usados em sequestro em Cruz A...
Polícia Civil está focada na busca ao garoto seque...
Trânsito mata mais de 40 mil e bate recorde
SOJA - Palavra de ordem é prevenção
Novo presidente da Aprosoja assume e deve buscar p...
Pais contratam advogada para despejar filho de 41 ...

Arquivos

Outubro 2010 Dezembro 2010 Janeiro 2011 Março 2011 Abril 2011 Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Outubro 2012 Novembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Março 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Abril 2014 Maio 2014 Janeiro 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET